Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Quais medidas que você consumidor pode tomar para proteger sua identidade on-line

Da rede social, do e-mail, do WhatsApp ao uso do PIX.

há 4 anos

Mudanças de comportamento:

As mudanças de comportamento estão ainda mais acentuadas na pandemia, segundo fonte da E-Commerce Brasil, o ano de 2020 foi, o ano da primeira compra online para 13% dos brasileiros.

Considerando essa mudança de comportamento, com o novo sistema de transferências e compras PIX que estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020, aumentara a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes, é compreensível desconfiança e resistência, afinal cada vez mais os celulares e outros aparelhos eletrônicos tão visados em assaltos tem informações pessoais de extrema importância cotidiana.

A mudança e o risco:

Todas essas mudanças tecnológicas seriam tranquilas se não fosse a violência e vulnerabilidade de um consumidor na internet, muitas fraudes são causadas por especialistas no assunto.

Isso aconteceu com diversos brasileiros em situação de vulnerabilidade em links maliciosos de pré-cadastro ao auxílio emergencial e volta a acontecer com o PIX.

Diante dessa nova realidade, é importante destacar que nas relações entre consumidores bancários e bancos, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, o CDC, seja no meio ambiente físico ou virtual, os bancos, na condição de produtores da tecnologia para o autoatendimento online, são responsáveis pelo risco presente nos instrumentos de acesso aos serviços bancários no ambiente virtual, em caso de dúvida procure o número de SAC ou ouvidoria da empresa, anote os protocolos, tenha em mente que é importante ter paciência e o atendente não tem culpa do ocorrido.

Pelo CDC, são obrigados a repararem os danos dos consumidores de golpes no meio ambiente virtual, independente de culpa (art. 6, 14, 18, 20, dentre outros) o risco das operações eletrônicas é do banco, lojas ou prestadora de serviço e não dos consumidores, assim como o código cível consagra no art. 186 o ato ilícito que ensejam em reparação conforme o art. 944 em sua proporção.

* Cuidado com redes wi-fi públicas:

O acesso wi-fi gratuito em restaurantes, bibliotecas, aeroportos e outros espaços públicos. Se você puder evitar, não use wi-fi público. Mais importante ainda: não use essas redes para fazer login em sites de bancos ou para fazer compras on-line. Existe a possibilidade de alguém estar verificando o tráfego wi-fi para ver quais sites você acessa.

* Faça as atualizações de software e de aplicativos assim que estiverem disponíveis:

A atualização de software é fundamental para manter esses dispositivos seguros, em alguns casos elas corrigem vulnerabilidades de software e problemas de segurança.

* Fique atento a e-mails e mensagens de WhatsApp que pareçam estranhos:

É um tipo comum de golpe de e-mail, que agora é ainda mais comum no WhatsApp, eles parecem autênticos porque imitam o design de e-mails originais, como os do seu banco ou provedor de e-mails, objetivo desses hackers é fazer com que você digite seus dados pessoais ou autorize o acesso aos seus dados.

* Conheça os sinais clássicos de um e-mail, oferta ou mensagem do WhatsApp suspeito.

  • Exibe erros gramaticais ou de ortografia;

  • Parece especialmente urgente ou requer ação imediata;

  • O endereço do remetente parece incomum;

  • Promete algo que parece bom demais para ser verdade;

  • Solicita que você faça login do próprio e-mail;

  • Solicita que você abra ou faça o download de um arquivo que não reconhece;

Espero ter esclarecido alguns pontos e tranquilizados alguns colegas, agradeço a leitura de todos a seguir a fontes que foram utilizadas.

Fontes:

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pandemia-primeira-compra-online-coronavirus/

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

https://www.jornalcontabil.com.br/auxilio-emergencialoque-fazer-se-seu-dinheiro-foi-roubado-do-cai...

https://blog.mozilla.org/firefox/pt-br/medidas-que-voce-pode-tomar-para-proteger-sua-identidade-on-line

https://cesarfcosta2.jusbrasil.com.br/artigos/792904878/medidas-que-voce-pode-tomar-para-proteger-su...

  • Sobre o autorAlegrete-RS
  • Publicações34
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-medidas-que-voce-consumidor-pode-tomar-para-proteger-sua-identidade-on-line/1106976613

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)